Foi na Índia que o badminton nasceu, com o nome de Poona . Oficiais ingleses a serviço neste país gostaram do jogo e levaram-no para a Europa.
O "poona" passou a se chamar Badminton quando, na década de 1870, uma nova versão do esporte foi jogada na propriedade de Badminton, pertencente ao Duque de Beaufort's, em Gloucestershire, Inglaterra.•
Em 1934 foi fundada a Federação Internacional de Badminton (IBF), com nove membros: Canadá, Dinamarca, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Nova Zelândia e País de Gales. Sua sede se situa, logicamente, em Gloucestershire.
Nos anos seguintes mais países se tornaram membros, especialmente após a estréia do esporte nas olimpíadas de Barcelona, em 1992. Hoje em dia, existem 130 países membros da IBF, e o número tende a crescer.
Existem, na atualidade, seis torneios principais promovidos pela IBF: Thomas Cup (campeonato mundial masculino de equipes), Uber Cup (campeonato mundial feminino de equipes), Sudirman Cup (equipes mistas), World Championship, World Juniors e World Grand Prix Finals.
Em 1995 o badminton foi incluído nos XII Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, Argentina, e foi jogado novamente, em 1999, nos XIII Jogos Pan-Americanos em Winnipeg, Canadá.
Equipamento
A "bola" usada no Badminton é uma frágil e aerodinamicamente eficiente peteca . As petecas usadas em competições pesam entre 4.74 e 5.50 gramas.
Existem dois tipos de petecas, as tradicionais, feitas com penas de ganso e as sintéticas, feitas de nylon. Ambas possuem bases esféricas feitas de cortiça ou poliuretano, contendo um pequeno peso de chumbo, sem o qual a peteca seria muito leve para percorrer as distâncias necessárias. A esta base estão fixadas 16 penas, e no caso das petecas de nylon, uma "saia" deste material. Jogadores profissionais só utilizam as petecas de penas, que só duram alguns rallies , pois as penas não suportam os golpes.
As petecas sintéticas são mais usudas por jogadores amadores, iniciantes e para treinamento. Estas petecas são mais baratas do que as de penas e duram muito mais.
Seja qual for a peteca escolhida, certifique-se que ela foi testada para alcançar a velocidade correta necessária no local onde se realizarão as partidas.
A velocidade da peteca está ligada com o tamanho e a temperatura do local onde o badminton será praticado, em outras palavras, com a resistência do ar.
Normalmente, as petecas sintéticas possuem uma gradação que relaciona cores com a velocidade da peteca. Já as de penas possuem uma escala numérica para designar as velocidades. Esta escala vai de 73 a 85 grains (1 grain = 0.065 gramas), sendo a de 85 grains a mais rápida.
Raquetes
Boas raquetes não fazem um bom jogador, mas com certeza ajudam. Para os iniciantes, uma raquete de aço e alumínio servirá para pegar o jeito do esporte, com o tempo você poderá adquirir uma raquete mais leve, de grafite por exemplo. Trate bem da raquete, não exponha ela ao calor e a umidade, evitando que ela empene ou que as cordas se estraguem.
Empunhadura: O jogador deve conferir o tamanho do punho que lhe parecer mais confortável. Os punhos das raquetes variam em tamanho de 8.6 a 9.2 cm. Deve-se usar um grip que proporcione conforto e segurança durante o jogo.
Haste: O material usado aqui varia com o preço, usa-se o aço temperado e o grafite e suas combinações (com fibra de vidro, boro etc.). O Kevlar , material já usado nas indústrias naval e aeroespacial, está sendo usado pelas fabricantes de raquetes. Ele é conhecido pela sua relação peso-durabilidade, isto é, ele tem a mesma resistência do aço, com apenas 20% do seu peso. O kevlar é sem dúvida uma excelente inovação com relação aos materias usados na fabricação de raquetes.
Armação: Esta também é feita de grafite e seus aditivos ou de alumínio. Evite as raquete todas de aço, pois armações deste material tendem a ser pesadas e mal-balanceadas. A armação deve ser rígida e possuir buracos com protetores de plásticos flexíveis para receber o encordoamento.
T-piece: Uma boa maneira de saber se a raquete é de metal ou de grafite é notando se a mesma possui uma peça na forma de "T" ( T-piece ) unindo a haste a armação. As raquetes de grafite e compostos são moldadas em uma peça só (haste+armação).
Cordas: As cordas são as partes mais importante da raquete, permitindo um golpe certeiro e rápido. É vital que o encordoamento tenha a pressão certa, não podendo ser frouxo nem muito apertado. Normalmente, as cordas devem ter uma tensão de 5.9kg (13lb). Um encordoamento bem feito e cuidado deve durar de dois a três anos. Se as cordas arrebentarem evite remenda-las para não causar maiores danos a raquete, repare elas imediatamente.
Outros...
- Sapatos: É importante usar sapatos que proporcionem conforto e firmeza, para que o jogador tenha arranque no jogo. Os tênis usados para a prática do badminton devem ser acolchoados por dentro e flexiveis, podendo ser de nylon com um solado de borracha mole com ranhuras que deem o atrito necessário para as arrancadas e voltas dadas pelo atleta no jogo. Evite os solados da cor preta que podem sujar a quadra.
- Cotoveleiras, Tornozeleiras e Joelheiras: São recomendadas para dar maior firmeza durante o jogo e para que o atleta preserve os tendões. Antes de praticar qualquer esporte converse com um médico para avaliar as suas condições físicas.
- Bolsa para as raquetes: Além de proteger as suas raquetes e petecas, você pode carregar numa bolsa de raquetes algumas toalhas, raquetes reserva, camisas, talco para as mãos, munhequeira de toalha, fita para a cabeça etc.
- Óculos Protetores: Num jogo profissional é recomendado o uso de óculos de proteção, pois contusões nos olhos podem ser perigosas devido as altas velocidades que as petecas atingem em jogo.
Regras
1) Para começar o jogo:
- sorteie com uma moeda, ou peteca, ou gire a raquete. O vencedor tem a opção de servir ou receber.
2) Posição na quadra no começo de um game:
- a pessoa que saca deve ficar dentro da área de saque no lado direito da quadra (olhando para a rede). Quem recebe fica dentro da área de serviço da quadra, na diagonal do sacador. Nos jogos em duplas, o parceiro pode ficar em qualquer lugar da quadra desde que não bloqueie a vista do receptor.
3) Posição do sacador:
- se o placar do sacador for par, o serviço deve ser feito do lado direito. Se for ímpar, do lado esquerdo. Nos jogos em duplas, quando o placar da dupla for par, a dupla permanece na posição inicial do jogo. Quando for ímpar, invertem-se as posições. Isso, somente para a dupla que está com o serviço.
4) O Saque:
- Os saques, no badminton, sempre são realizados na diagonal, como no tênis.
- O serviço, tanto no jogo de simples quanto no de duplas, inicia-se pelo lado direito da quadra do sacador, que deve lançar a peteca, obliquamente, para o lado esquerdo da quadra adversária, tomando-se por referência a visão do sacador
- Vencendo o ponto, continua sacando o mesmo jogador, devendo apenas inverter a sua posição na quadra. Sacará, então, para o lado direito da quadra adversária.
- Havendo perda do ponto, o saque passa ao companheiro de equipe, sem que haja modificação na posição dos jogadores.
- Perdendo este, também, seu saque, o serviço transfere-se à equipe adversária. Desta forma:
a] perdendo o primeiro ponto, transfere-se o saque para o companheiro de equipe do sacador;
b] perdendo o segundo ponto, finda o serviço da equipe, que passa aos adversários.
- Há, porém, uma exceção. No primeiro saque de cada game , a perda do ponto importa a perda do serviço, que passa automaticamente à equipe contrária, sem que o companheiro do primeiro sacador sirva.
- O receptor não deve se mexer até que o sacador golpeie a peteca. O sacador tem que: a) manter parte ou ambos os pés numa posição imóvel no chão; b) acertar a base da peteca primeiro; c) acertar a peteca abaixo da sua linha de cintura; d) acertar a peteca abaixo da linha da mão que segura a raquete; e) manter o movimento contínuo da raquete, não podendo enganar o adversário.
- sempre que uma equipe saca à direita, isto significa que sua contagem - no momento do saque - é par. Se o saque é pela esquerda a pontuação, necessariamente, será ímpar.
5) Durante o jogo:
- se o jogador ganhar a disputa da jogada ( rally ), ele marca um ponto, mudando o lado do serviço e continuando a sacar. Se ele perde o rally , seu oponente passa a sacar e nenhum ponto é marcado. Nos jogos em duplas, se a dupla sacadora ganhar o rally , um ponto é marcado e o sacador muda de lado e continua a servir. Se eles perderem o rally, o saque passa para oparceiro. Note-se que não há troca de posições e nenhum ponto é marcado. Depois que a dupla perder os dois serviços, este passará para a dupla oponente. No início de cada game, a dupla sacadora só tem o direito ao primeiro serviço.
6) Servindo ou recebendo do lado errado:
- o jogador repetirá o saque ( let ) se a pessoa que cometeu o erro vencer o rally e o erro for descoberto antes do próximo serviço. O placar continua o mesmo se a pessoa que cometeu o erro perde o rally . Neste caso, os jogadores permanecerão na posição 'errada' e repete-se o serviço. Se o próximo serviço for efetuado, o placar continua e os jogadores continuam na posição 'errada'.
7) O let ocorre quando:
a) o sacador ou o receptor estiver do lado errado e vencer o rally ;
b) ocorre uma interferência de fora do jogo como, por exemplo, uma peteca de outra quadra que cai na sua quadra;
c) a peteca bater na rede ficar presa nela ou cair no lado do adversário (exceto no serviço).
8) Será considerado falta:
a) se a peteca cair fora das linhas da quadra (a linha é considerada parte da quadra);
b) se o atleta (raquete ou roupa inclusive) encostar na rede enquanto a peteca está em jogo;
c) se o jogador invade ou acerta a peteca no lado oposto da rede (não vale 'carregar' a peteca);
d) se a peteca for golpeada duas vezes do mesmo lado da quadra;
e) se a peteca acerta o jogador, sua roupa, teto ou arredores da quadra;
f) se houver interferência com a peteca, mal-comportamento ou 'cera', o jogador perde o serviço ou o oponente ganha um ponto;
g) se o parceiro do receptor receber o serviço;
h) se o sacador faz o movimento e erra a peteca.
OBESERVAÇAO: se a peteca acertar a rede e cair do lado oposto, o serviço é válido, desde que ela caia na área de serviço.
9) Fim do jogo:
- Os jogos são disputados num total três games . O vencedor é o que ganhar dois games primeiro.
No feminino simples, os games são de 11 pontos. Ao chegar à contagem de 10 a 10, a jogadora que atingiu o décimo ponto primeiro tem a opção de escolher se o jogo vai a 13 ( set ), ou se encerra em 11 ( no set ).
No masculino e demais modalidades, os games são de 15 pontos. Ao chegar à contagem de 14 a 14, o jogador que atingiu o décimo quarto ponto primeiro tem a opção de escolher se o jogo vai a 17 ( set ), ou se encerra em 15 ( no set ).
O jogador que venceu o primeiro game saca primeiro do outro lado da quadra no novo game. O ganhador do segundo game muda de lado saca. No terceiro game , o jogador muda de lado e continua sacando no sexto ponto, no feminino simples, e no oitavo ponto em todas as outras modalidades.
Quadra
O badminton pode ser praticado ao ar livre, mas o ideal é que ele seja jogado em quadra coberta, onde não ocorram correntes de ar. Não é aconselhado também o uso de sistema de ventilação que movimente o ar, o que atrapalharia o jogo.
O piso da quadra deve ser feito de material antiderrapante, e suas marcações serão feitas de cores facilmente identificáveis (branco ou amarelo). O espaço entre a quadra e as paredes que cercam o recinto não deve ter menos de 1m (até as paredes laterais), e de um 1,5m (para as paredes de fundo).
A rede de badminton deve ficar a 1,55m de altura do chão. Ela deve ter uma trama bem esticada de forma que seus fios superiores fiquem no mesmo alinhamento dos postes. A rede pode ser fixada em postes ou em suportes fora da área da quadra.
Técnicas
Clear
O clear é um golpe defensivo básico do badminton. Deve ser alto e profundo. Alto para evitar uma interceptação precoce, dando mais tempo para o jogador se reposicionar em quadra e, profundo, para dificultar a resposta do adversário.
Para acertar um clear defensivo, o jogador deve golpear a peteca quando esta estiver alta e um pouco a frente da sua cabeça, impulsionando a peteca para o fundo da quadra adversária, descrevendo-se uma parabola.
O golpe também pode ser usado para o ataque quando o adversário se encontra em posição desfavorável esperando outro tipo de golpe, como um smash ou um drop-shot.
Para tanto, o jogador deve acertar a peteca, quando esta estiver caindo, um pouco mais a frente da sua cabeça do que no clear defensivo, fazendo a peteca voar mais rápida e reta, indo direto para o espaço descoberto no fundo da quadra do adversário.
Forehand Clear
1 - Use o corpo para ganhar mais força, combine o golpe com o movimento de virada da cintura
2 - Direcione o clear para o canto do backhand do seu adversário, pois a maioria dos jogadores tem dificuldades de executar os golpes de backahand;
3 - Execute com perfeição o movimento de virada do pulso, isto dará mais velocidade para a peteca.
Backhand Clear
1 - Segure corretamente a raquete, colocando o dedão contra o grip da mesma, dando mais força no golpe;
2 - Coordene o golpe com o seu último passo, acerte a peteca enquanto o seu pé ainda estiver no ar, aproveitando o movimento do corpo no golpe.
3 - Corra, Vire, Acerte! Corra para a peteca, Vire-se (este golpe deve ser dado de costas para a rede), e acerte o golpe com força e precisão.
Drop-shot
O drop-shot é um golpe ofensivo, dando ao jogador bons resultados com pouco dispêndio de energia.
Para enganar o oponente, faça a mesma movimentação usada no clear defensivo , acertando a peteca quando esta estiver exatamente em frete da sua cabeça, reduzindo a velocidade do braço num espaço pequeno antes de acertar a peteca (aprox. 30cm), forçando esta a uma tragetória descendente, devendo esta cair, invariavelmete, logo após a rede, dificultando o próxima jogada do adversário.
A velocidade do drop-shot pode variar dependendo do posicionamento na quadra. Um drop-shot rápido na rede é sempre difícil de se devolver.
Smash
O smash é o golpe mais ofensivo, e portanto, o mais importante do badminton. É o vencedor de rallies , o climax de vários golpes anteriores.
O sucesso do golpe depente de vários fatores como o ponto de impacto da peteca, a alture desta, o timing etc. Observar jogadores mais experientes é uma ótima prática para quem quer melhorar o desempenho.
Para acertar um smash, novamente prepare um clear defensivo. Se posicione mais atras da peteca, acertando o golpe quando ela estiver quase em frente do seu rosto (a altura da peteca varia de acordo com o posicionamento do atleta em quadra. Um smash aplicado no fundo da quadra deverá acertar a peteca numa ponto mais alto do que em outro ponto).
Desloque-se em direção a peteca, para aproveitar a força do movimento do corpo.
O golpe deverá ser forte, direcionado para baixo, devendo o jogador girar totalmente o pulso de modo que, no fim do movimento, a cabeça da raquete esteja totalmente voltada para baixo.
Evite saltar para acertar a peteca, pois pode-se errar o tempo da peteca. Não tenha pena do adversário, desferindo o golpe com precisão e força.
Drive
O drive é um golpe ofensivo, mais usado nos jogos de dupla, desferido rapidamente, geralmente das laterais.
Seu objetivo direcionar a peteca, rapidamente, na direção do jogador adversário ou num espaço descoberto pela dupla oponente.
O jogador se posiciona de lado para rede e, deixando peso no pé de apoio, prepara o golpe levando a raquete para tras, abrindo o braço, mantendo a raquete na altura do ombro.
Ao golpear a peteca, o jogador movimenta a raquete em direção desta dobrando o braço para frente e girando o pulso simultaneamente, dando uma "chicotada" na peteca.
Ao mesmo tempo gire o corpo, terminando o movimento de frente para rede, deixando o peso fluir no golpe e no pé dianteiro.
Lob
Na verdade, o lob e um golpe desferido de baixo para cima usado para devolver a peteca quando esta cai bem abaixo da fita da rede e próxima a esta.
O seu objetivo e de colocar a peteca alta e profunda na quadra adversária, dando tempo para a recuperação do atleta. O lob, em outras palavras, é como um clear, golpeado de baixo para cima.
Este golpe e dado próximo a rede, assim, não acerte com força a peteca, mas "conduza" ela, com elegância, para o fundo da quadra adversária.
Lembre-se que, ao menos que você queira receber a peteca na cara enquanto recua, as virtudes aqui são: altura, profundidade e recuperação!
Net-shots
Estes são os golpes jogados próximo e muito próximo a rede.
Eles podem ser jogados de baixo para cima ou de cima para baixo.
O objetivo do golpe é devolver a peteca tão perto da rede que o adversário não terá condições de responder a jogada.
É muito importante recuperar o posicionamento da raquete, pois, geralmente a peteca será devolvida de forma rápida.
NÃO ESCORE A PETECA, GOLPEI ELA, CONTROLANDO A FORÇA E A VELOCIDADE DO GOLPE!
Push
Nos jogos de badminton, é normal acontecer da peteca ser "empurrada" de volta para a quadra adversária quando a resposta de um golpe acontece um pouco acima da rede. Como o push é jogado perto da rede, qualquer indecisão pode acarretar um erro.
Para o bem do dissimulação, este golpe e jogado com a mesma ação do drive, sendo que a peteca deve ser golpeada com menos força para que caia entre os jogadores da dupla adversária.
Dicas:
Empunhadura (forehand) - em geral a raquete deve ser empunhada como se o jogador estivesse apertando a mão com ela. Isso pode não parecer natural, mas com paciência e prática se tornará um hábito.
• Empunhadura (backhand) - permita que a mão vire ligeiramente, colocando o dedão contra as costas do punho da raquete. Nos golpes de backhand a peteca deve entrar em contato com o lado oposto da cabeça da raquete.
• Segurando a raquete - a raquete sempre deve ser segurada de forma a manter o pulso e o braço esticados e tencionados. Isso é particularmente importante quando sacando baixo e em lances próximos à rede.
• Posição da raquete - mantenha a cabeça da raquete bem para cima e pronta para qualquer tipo de golpe. Pulso - um pulso firme é usado no tênis, mas não no badminton. Mantenha o pulso solto para conseguir melhor desempenho nos golpes.
• Alcance - a maioria dos golpes no badminton usa toda extensão do braço para alcançar a peteca. Trabalho de pernas - é o mais importante fator para posicionar o corpo de forma a dar um golpe correto. Golpes de forehand e backhand devem ser feitos com o pé direito à frente. Todos os golpes altos de forehand devem ser feitos com o pé esquerdo à frente. Os golpes altos de backhand devem ser feitos com o pé direito à frente. Rapidez de movimentos, como se virar, são mais importantes do que correria. Passos curtos são melhores do que 'corridinhas'. Evite golpear tendo os dois pés virados na direção da rede. Dissimulação - Em todos os golpes é fundamental que o jogador disfarce qual será a proxima jogada a ser realizada, executando um mesmo movimento para os mais variados golpes sempre que possível. Assim, o adversário nunca saberá, de antemão, qual será o próximo golpe usado!
Curiosidades deste desporto
Ajustes
As petecas podem variar sua velocidade em diferentes regiões do planeta. Dependendo de fatores como umidade do ar e temperatura, cada peteca podera voar mais rápida ou mais lenta. Sendo assim, teremos um ajuste "para dentro" na angulação das penas para um aumento de velocidade e um ajuste "para fora" para menor velocidade.
Contusões
Apesar de parecer um esporte inofensivo, o badminton quando jogado profissionalmente, pode, devido a velocidade da peteca, oferecer algum perigo para os olhos dos jogadores. Assim é recomendável aos profissionais o uso de óculos protetores.
Melhores
Os melhores países do mundo em badminton são a Indonésia e a China, tendo os dois juntos conquistado 70% de todos os eventos da IBF. Os atletas da Indonésia lideram o ranking mundial em todas as categorias do badminton, sendo o seu país o número um do ranking da IBF. A Thomas Cup só foi ganha por três países desde que foi criada em 1948: Indonésia, Malásia e China. Outros países dominantes no esporte são: Malásia, Coréia e Dinamarca.
Popularidade
A popularidade do badminton foi provada durante sua estréia como esporte olímpico em Barcelona, 1992. Em torno de 1.1 bilhões de pessoas assistiram as competições pela televisão. Nos EUA, 760.000 americanos dizem que o badminton é seu esporte favorito, enquanto 11,1 milhões jogam badminton pelo menos uma vez por ano! Atualmente, mais de 130 países são membros da Federação Internacional de Badminton.
Tênis X Badminton
As estatísticas não mentem, veja esta comparação entre um jogo de tênis (Boris Becker X Kevin Curren pelo All England Championship) e um jogo de badminton (Han Jian X Morten Frost pelo World Badminton Championship):
Tênis Badminton
Tempo de Jogo 3 horas e 18 minutos 1 hora e 16 minutos
Bola/Peteca em Jogo 18 minutos 37 minutos
Número de Golpes 1004 1972
Distância Percorrida 3,2 Km 6,4 Km
Note que os jogadores de badminton competem metade do tempo dos tenistas e mesmo assim, correm duas vezes mais e golpeiam quase o dobro de vezes!
Velocidade
O badminton é o esporte de raquete mais rápido do mundo, exigindo reflexos rápidos e ótimo condicionamento físico. Durante uma partida de profissionais, corre-se aproximadamente 1,6 quilômetro e a peteca pode atingir a velocidade de 300km/h!
Sem comentários:
Enviar um comentário